Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Saiba como se prevenir da hipertensão arterial em Juara

Acontecerá no próximo sábado, dia 30 de abril, das 7:30 até as 13h o "Hiper Dia"

Data: Terça-feira, 26/04/2022 17:36
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, comemora-se anualmente em 26 de abril o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial.

A enfermeira Mariele Schimitz explicou, em entrevista para a reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação, que a hipertensão arterial nada mais é do que o aumento da pressão nos vasos sanguíneos na corrente sanguínea.

Dessa forma, o indivíduo é considerado hipertenso quando fica registrado um aumento na pressão maior ou igual a 140 por 90 (14/9) na maior parte do tempo, em especial durante o período de 7 dias que é considerado o mapeamento da pressão.

"A pessoa que tem alguma dor na cabeça ou na nuca, pacientes que tem alterações em exames laboratoriais, que estão acima do peso, sedentários, tudo isso contribuí para o surgimento da pressão alta", alertou a enfermeira.

Ela lembrou que muitas vezes a doença é silenciosa e em alguns casos o paciente tem a pressão alta e só vai descobrir quando já está num estágio avançado podendo levar até mesmo ao infarto miocárdio ou um acidente vascular encefálico (derrame).

A enfermeira Mariele Schimitz frisou que é necessário verificar a pressão arterial e fazer exames de rotina nas unidades de saúde mais próxima onde o paciente reside e fazer um check up de alguns exames como colesterol, triglicérides, lipídios e ácidos graxos. "São exames solicitados para ver se tem relação com a pressão alta do paciente". 

Acontecerá no próximo sábado, dia 30 de abril, das 7:30 até as 13h o "Hiper Dia" no Centro de Saúde Frater Lucas para os pacientes hipertensos e diabéticos. Serão realizadas palestras e orientações, verificação da pressão arterial glicemia capilar.

A médica Dr.ª Bruna também estará atendendo os pacientes para a atualização de receitas e consultas de rotina com os hipertensos e diabéticos.

Haverá ainda uma orientação com uma nutricionista que explica como ter uma alimentação correta para os pacientes hipertensos e diabéticos.