Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Comandante do 8º Comando Regional da PM fez prestação de contas da Segurança Pública em Juara

Em Juara três são os principais gargalos da segurança pública sendo eles: Violência Doméstica; Tráfico de Drogas e Problemas no Trânsito.

Data: Sábado, 07/05/2022 08:50
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação

Aconteceu na sexta-feira, 6 de maio, na Câmara Municipal de Juara uma prestação de contas do 8º Comando Regional da Polícia Militar feita pelo comandante tenente coronel Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa, de Juína. O encontro reuniu representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário bem como contou com a presença da sociedade civil organizada.

O tenente coronel PM Alex, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar em Juara, avaliou que antes da prestação de contas tinha acontecido uma reunião no Batalhão onde foram apresentados todos os resultados obtidos em 2021 bem como as metas para esse ano de 2022. Ele ainda observou que em Juara e região os índices criminais estão controlados.

Em Juara tem ativo o Grupo de Apoio Policial (GAP), Patrulha Maria da Penha que da o suporte em ocorrências de violência contra as mulheres, Patrulha Rural que atende aos moradores da zona rural e o pequeno, médio e grande produtor.

Outra meta apresentada foi a de Convênio de Atividade Delegada, que consiste numa parceria entre a Prefeitura de Juara com a Polícia Militar. Na prática, esse convênio permite que policiais militares possam trabalhar durante seus dias de folga, fardados, com viaturas e acessórios que utilizam em suas funções diárias nas áreas de interesse da sociedade.

A avaliação do comandante do 8º Comando Regional, tenente coronel Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa, foi positiva tendo em vista que a tropa teve um grande empenho em parceria com os municípios, a sociedade civil organizada e com as demais instituições sociais.

Ele disse que num primeiro momento está entre as metas intensificar as ações operacionais com o intuito de realizar a manutenção dos índices criminais. Em seguida ampliar as patrulhas especializadas como a Patrulha Maria da Penha e Patrulha Rural.

Com relação à questão do efetivo baixo, o tenente coronel Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa pontuou que esse é um problema histórico. “No ano último ano eu perdi 10% do efetivo do Comando Regional por força maior, pois foram policiais que se aposentaram, pediram baixa, foram desligados por força judicial”.

O promotor criminal Márcio Schmidth ressaltou que o encontro foi importante e demostra a atenção que o 8º Comando Regional da Polícia Militar tem para Juara e por meio da prestação de contas, a sociedade fica atualizada do que de fato foi feito na Segurança Pública.

Aparício Cardozo, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) em Juara, avaliou a prestação de contas como positiva, tendo em vista que houve a redução no índice da criminalidade, aumento do combate ao tráfico de drogas. “Eu não gosto dessa frase: sensação de segurança, eu quero é certeza de segurança”.

O presidente do CONSEG observou que em Juara três são os principais gargalos da segurança pública sendo eles: Violência Doméstica; Tráfico de Drogas e Problemas no Trânsito.