Cerca de 50 comerciantes de Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, fizeram um protesto nesta sexta-feira (9), em frente a prefeitura do município para cobrar mais policiamento e segurança na região central.
Os lojistas reclamam que nos últimos dois meses várias lojas foram furtadas. Algumas delas foram roubadas mais de uma vez e os criminosos levaram tudo que tinha no estabelecimento.
O comerciante Léo Tonkelski conta que de dezembro até agora mais de 10 lojas já foram invadidas. As ações ocorrem sempre durante à noite.
Segundo ele, os criminosos não foram identificados e ninguém foi preso, o que aumenta ainda mais a sensação de insegurança. "Pedimos que a prefeitura nos ajude, estamos perdendo todas as nossas mercadorias”, cobrou.
A delegada da Polícia Civil Anamaria Machado da Costa, que atua em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, disse que uma ação conjunta será realizada na delegacia de Campo Verde para identificar se a quadrilha está agindo nas duas cidades.
Ela disse que as investigações apontam que os criminosos não são da cidade. "Eles vêm, cometem os crimes e vão embora”, afirmou.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que está ciente das reivindicações dos comerciantes de Campo Verde e que as providências já estão sendo tomadas. Nos próximos dias, o policiamento da cidade será reforçado, de acordo com a pasta.
A Polícia Civil conta com cinco escrivães, 11 investigadores e um delegado na equipe.
O aumento no efetivo policial da cidade deve acontecer após a realização de concurso para os cargos de escrivão e investigador. O edital ainda não foi publicado.