Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

PF de Sinop prende um em Sorriso, apreende agrotóxico e faz buscas em Lucas na operação 'Mãe Terra'

Data: Quinta-feira, 12/05/2022 11:34
Fonte: SÓ NOTICIAS

Policiais federais de Sinop concluíram, há pouco, os primeiros procedimentos da operação Mãe Terra, iniciada esta manhã, e prenderam, em Sorriso, um comerciante de 41 anos, acusado de contrabando de agrotóxico. Foram cumpridos três mandados de buscas e apreensões, em casas e empresa, apreendidos cadernos com anotações e celulares. Em Lucas do Rio Verde, um mandado de busca e apreensão foi cumprido.

O delegado da PF em Sinop, Samir Zugaib, confirmou ao Só Notícias, que uma quantidade de agrotóxico contrabandeada foi apreendida no local onde estava o homem preso em flagrante. Todos os mandados, expedidos pela Justiça Federal de Sinop, a pedido da polícia, foram cumpridos.

A PF também investiga quem são os fornecedores nos países de fronteira, a estrutura logística utilizada para o transporte e os destinatários que estavam fazendo comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira. A PF constatou “grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados. A partir de informações obtidas com a quebra de sigilo bancário autorizada pela Justiça Federal, foi possível identificar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões dos quais, grande parte, sem identificação de origem e destino, e também, para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas” informou, anteriormente, a assessoria da PF.

Conforme Só Notícias já informou, em fiscalizações realizadas pelo ministério da Agricultura já foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.

Os envolvidos, se condenados, podem pegar penas de 2 a 4 anos de reclusão.