A Polícia Militar de Mato Grosso se manifestou na tarde desta sexta-feira (9) para explicar que o suposto assalto a um supermercado na região do CPA em Cuiabá, que havia sido compartilhado em redes sociais, se tratava na realidade de uma simulação de treinamento do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope).
De acordo com a PM a simulação foi realizada na manhã de hoje (9) no bairro CPA 2, e encenava uma ocorrência de roubo com refém. O objetivo do evento seria treinar os militares em um cenário diversificado, aproximando ao máximo com a realidade.
Ainda segundo a PM o treinamento se deu em um cenário controlado, com as autoridades policiais todas cientes, tudo ocorrendo na mais devida ordem. Nas redes sociais circulou a informação de que um assalto estaria ocorrendo dentro de um supermercado na região do CPA, mas o boato foi logo desmentido pela polícia.
Leia a nota da PM na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO
O Batalhão de Operacoes Policiais Especiais da PMMT, Unidade empregada nas ações de maior complexidades, busca se manter em condições constantes de emprego em ações dessa natureza.
Visando o aprimoramento técnico de seu efetivo, o BOPE desenvolve capacitações e treinamentos periódicos e nesse sentido foi realizado nesta manhã no Bairro CPA 2 a simulação de uma ocorrência de roubo com refém, contando com a participação das equipes de intervenção e gerencimaneto de crises do BOPE.
O objetivo de tal evento é treinar num cenário diversificado, aproximando ao máximo com a realidade de emprego operacional da Unidade.
O treinamento se deu num cenário controlado, sendo devidamente comunicado aos CIOSP e apoiado pelas equipes policiais responsaveis pelo policiamento ordinário da região, tudo ocorrendo na mais devida ordem e sem nenhuma alteração!
CEL PMMT Henrique Santos Sub Chefe do EMG da PMMT