O homem, de 38 anos, foi preso, hoje, por policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos durante a operação Calibre 12, em um hotel em Sinop. Ele é apontado como líder de uma organização criminosa articulada para roubos de carga em Ribeirão Preto (SP) e outras cidades da região. A quadrilha ainda agia com receptação e lavagem de dinheiro.
A investigação se estendeu por 10 meses e foi feita pela Polícia Civil de SP, através da Divisão Especializada de Investigações Criminais e Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, com apoio da DERF de Sinop. Ao todo, outros 15 mandados de prisão foram cumpridos em SP e 20 de busca e apreensão.
As investigações propiciaram a descoberta dos líderes, dos executores dos roubos, dos responsáveis pela lavagem do dinheiro ilícito auferido com as práticas criminosas, bem como dos receptadores.
Além das prisões temporárias e dos mandados de busca e apreensão, foram deferidos bloqueios de bens. Ao todo, 84 policiais civis participam da operação, com 21 viaturas.
O nome da operação se deve ao fato dos envolvidos utilizarem, em todos os roubos, carabinas calibre 12, empregando violência e grave ameaça às vítimas, as quais geralmente são mantidas em cativeiro, enquanto a subtração das cargas é realizada.
Em instantes mais detalhes.
Só Notícias/Luan Cordeiro e Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/Guilherme Araújoarquivo)