Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Você conhece a Delegacia Virtual?

Seu intuito é de facilitar o registro de ocorrências onde não há violência física.

Data: Sábado, 11/06/2022 09:16
Fonte: Acadêmicos de Direito do 4º Termo B - Faculdade AJES/Juara

Você conhece a Delegacia Virtual?

 

Se ainda não conhece, os acadêmicos de Direito do 4ª Termo B da Faculdade AJES de Juara estarão lhe ajudando a entender as vantagens e os benefícios de, em tempos de pandemia, fazer uso desse serviço disponível ao cidadão, pelo qual é possível a confecção de um boletim de ocorrência virtual.  

Seu intuito é de facilitar o registro de ocorrências onde não há violência física e as vantagens ao utilizá-la são muitas, entre elas, o ato de registrar uma ocorrência a qualquer momento e em qualquer horário utilizando um computador com acesso à internet; não sendo necessário comparecer a uma delegacia para registrar a ocorrência de imediato, nem aguardar atendimento presencialmente.

Funciona assim, quando você acessa a Delegacia Virtual e registra uma ocorrência de extravio ou furto, realiza uma denúncia, comunica o desaparecimento ou localização de uma pessoa, a Delegacia Virtual envia as informações fornecidas para uma fila de serviços registrados que fica à disposição da Polícia Judiciária Civil (PJC). Um funcionário especialmente capacitado pela instituição irá acessar esta lista e verificar se foram preenchidas todas as informações necessárias para registrar a ocorrência, para que se tudo estiver correto, iniciar a investigação e os demais procedimentos. Após a verificação dessas informações, o sistema transforma a ocorrência em um Boletim de Ocorrência e em seguida grava na base de dados estadual de registros de ocorrência.

As ocorrências que podem ser registradas por meio deste serviço são: Extravio/Furto, Furto de Celular, Denúncia, Exercício Ilegal da Profissão, Desaparecimento de Pessoas, Calúnia, Difamação, Injúria, Ameaça, Constrangimento Ilegal e Violação de Domicílio.

Mas fique atento: em caso de violência ou grave ameaça à vítima, arrombamento e quaisquer outros casos que requeiram perícia, dirija-se à Delegacia mais próxima ou ligue 197.

 

Para mais informações, acesse: https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam e siga a página dos acadêmicos no instagram: ajes.delegaciavirtual https://instagram.com/ajes.delegaciavirtual?igshid=YmMyMTA2M2Y=