A primeira unidade prisional de segurança máxima foi inaugurada nessa quarta-feira (29), na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Segundo o governo estadual, com essa ampliação o número de vagas passou de 800 para 2,4 mil.
A obra custou R$ 14,3 milhões aos cofres públicos e cumpre com o objetivo de tornar o sistema penitenciário mais seguro e eficiente, tendo menos gastos à sociedade.
De acordo com o governo estadual, a nova área possui 1.855 metros quadrados, com 54 celas divididas em 46 espaços individuais e com 8 duplas.
Também foram criadas celas especiais para os presos que tenham curso superior. O local tem mais de 120 câmeras de monitoramento e contém uma central de controle interna.
Segundo a pasta de Segurança, as obras prisionais estão paradas há mais de 10 anos e começaram a ser finalizadas. Na terça-feira (28), houve uma inauguração de outra unidade do sistema penitenciário em Peixoto de Azevedo.
Ao todo, o estado tem 11 mil presos e, segundo o governo, até o final deste ano pretende chegar a 12 mil vagas nas unidades prisionais para atender essa demanda.