Duas pessoas foram presas suspeitas de extrair minério em um garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai, localizada entre Alto Paraguai e Diamantino, a 219 km e 209 km de Cuiabá, respectivamente, nessa quinta-feira (30).
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) disse que a Operação foi realizada entre quarta-feira (29) e quinta-feira (30), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO) e gerência do Parque e Polícia Militar.
Na área fiscalizada, foi localizada uma espingarda, com nove munições intactas e uma deflagrada, no interior de um barraco que servia de moradia temporária para os infratores.Segundo a secretaria, também foi apreendido todo o material relacionado à extração mineral, uma moto e uma carreta, utilizados para transporte de terras para a lavagem em bateias (peneiras utilizadas para "lavar" as pedras no rio e separar o ouro).
As duas pessoas presas em flagrante, segundo a secretaria, responderão por infração à legislação ambiental ao causar danos direto à Unidade de Conservação, extrair minérios de floresta de domínio público, sem autorização do órgão ambiental, além de posse ilegal de arma de fogo.
A Unidade de Conservação que estava sendo explorada mantém 77,7 mil hectares de Cerrado nos municípios de Alto Paraguai e Diamantino.
A Operação Cedif, responsável por inibir esse tipo de crime, continua em todo o estado.
A Sema informou que foram colocadas em campo mais de 31 equipes, compostas por 100 efetivos, para combater crimes ambientais.