A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) confirmou que seis presos da Cadeia Pública de Rosário Oeste (133 quilômetros de Cuiabá) conseguiram fugir da unidade prisional neste domingo (11) de Carnaval. Por enquanto, as forças de segurança conseguiram recuperar apenas um deles.
Segundo a assessoria de imprensa da pasta, os detentos aproveitaram o banho de sol para estourar uma grade. Depois, eles pegaram lençóis e os fizeram de cordas (Maria Tereza) para conseguir escapar.
Ao todo, foram seis detentos que conseguiram fugir. Porém, a Polícia Militar pegou um deles minutos depois. Uma suposta lista com os nomes dos envolvidos circula pelos grupos de conversas, mas ela não foi confirmada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A caçada aos outros cinco ainda continua.
No dia 15 de novembro do ano passado, presos da Cadeia Pública de Poconé agrediram os agentes que estavam de plantão no momento do recolhimento do banho de sol, quando eram conduzidos para as celas. Um dos agentes disparou munição não letal tentando impedir a fuga, contudo os presos partiram pra cima do servidor e o prenderam em uma das celas. Antes de fugir, os presos ainda roubaram armas e munições da unidade.
Na madrugada do dia 10 de novembro, também houve fuga na Penitenciária Major Elder Sá, conhecida como ‘Mata Grande’, em Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá). O muro da unidade prisional foi destruído com explosivos, que estavam amarrados em uma bicicleta e foram detonados à distância.
Na cadeia pública de Rosário Oeste, ocorreu uma fuga em outubro de 2016. Na ocasião, oito detentos conseguiram fugir.