Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Economia de Juara tem crescido cada vez mais graças aos comerciantes locais

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048/1953

Data: Sexta-feira, 15/07/2022 16:12
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação

Sabemos que o comerciante é àquele que exerce uma atividade vital para o desenvolvimento da economia no município de Juara, pois é por meio do comércio que temos a circulação de dinheiro, arrecadação de impostos e consequentemente uma economia em ascensão.

Anualmente, todo dia 16 de julho é comemorado o Dia do Comerciante. Esta data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, seja ele voltado para a venda de produtos ou prestação de serviços.

A gerente geral da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Juara, Vanessa Oliveira, disse para a reportagem da TV Amplitude e da rádio Amplitude FM, que é importante incentivar o comerciante local, desde o que tem um comércio nos bairros afastados do centro, como os que tem na região central.

Vanessa Oliveira reforçou que a CDL está presente em todo o Brasil e tem o objetivo de ajudar os lojistas locais a desenvolver seus negócios e ter condições melhores para suas operações.

A CDL também apoia e protege as atividades comerciais contribuindo com a proteção dos serviços prestados, onde são fornecidos o sistema do SPC/SERASA dando aos comerciantes mais proteção ao crédito.

O comércio de Juara sempre teve mais força na extração de madeira, pecuária e atualmente a agricultura tem avançado cada vez mais. A área de serviços não é diferente, tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

Origem do Dia do Comerciante

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.

O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal. 

Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.