Sem um olho, sem um rim, mas completa. É assim que a jornalista Amália Barros, de 37 anos e moradora de Campo Novo do Parecis, se define em seu Instagram, rede social que é acompanhada por mais de 167 mil pessoas e ferramenta utilizada para mudar a vida de muita gente.
Aos 20 anos, Amália dormiu enxergando e acordou cega do olho esquerdo. O diagnóstico: uveíte causada por toxoplasmose. Durante dez anos foram 12 cirurgias frustradas para tentar enxergar. A solução veio com a enucleação de um globo ocular e a adaptação da prótese. No meio disso tudo, uma cirurgia para tirar um rim que não se desenvolveu por inteiro.
Em 2021 a jornalista fundou o Instituto Amália Barros para realização de campanhas de doação de prótese ocular e lente escleral a pessoas carentes, além de prestar informação e assistência aos monoculares. O Instituto já atendeu mais de 80 pessoas de todas as regiões do Brasil.
Amália é autora do livro “Se Enxerga: transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, onde ela conta como ressignificou o maior obstáculo da sua vida, a perda de um olho, e o transformou na solução para tornar melhor o dia a dia de milhares de brasileiros. Lançada em dezembro de 2021 no Salão Negro do Senado Federal, a obra está à venda em formato físico no Mercado Livre e no formato digital pela Amazon.
Lei Amália Barros
A Lei 14.126/2021 (Lei Amália Barros) foi sancionada em 22 de março de 2021 pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro e classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, assegurando a pessoa com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para a pessoa com deficiência.
O que podemos adiantar é que tantos problemas pessoais foram transformados em solução para milhares de brasileiros, através da Lei 14.126/2021, batizada como Lei Amália Barros e sancionada pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em 22 de março de 2021, dia do aniversário de Amália e também da Primeira-Dama Michelle Bolsonaro.
Contato:
65 99940-2200
@amaliabarros amaliabarros01@hotmail.com
https://institutoamaliabarros.org.br