Considerado um dos principais meios de comunicação, o aplicativo WhatsApp está habilitado em mais de 120 milhões de celulares em todo o Brasil. Utilizado por pessoas comuns e grandes empresas, o aplicativo entrou no radar de criminosos que passaram a aplicar diversos golpes.
Para evitar esses golpes, é preciso estar protegido e atento! Atualmente, o principal golpe tem sido a venda de produtos ou a solicitação de transferência. Nesse caso provavelmente, o WhatsApp da pessoa que você conhece foi clonado e não é ela quem está enviando a mensagem. Para evitar ser enganado, não faça pagamentos ou transferências bancárias sem antes ligar para o contato que solicitou a transferências e confirmar se o pedido foi realmente feito.
Com base nas informações do Conselho Nacional de Justiça, separamos algumas dicas para que você possa se proteger:
É preciso utilizar a confirmação de duas etapas do próprio WhatsApp e cadastrar uma senha PIN;
Não compartilhar seu código de confirmação e seu PIN com ninguém;
Definir uma senha para seu smartphone e se atentar a quem tema cesso físico ao seu aparelho;
Não clicar em mensagens estranhas! É necessário sempre estar atento aos links enviados por e-mails ou SMS que tenham origem desconhecida;
Desconfie de promoções e descontos de pagamentos e também evite divulgar seus dados pessoais em sites desconhecidos;
Evite baixar aplicativos que prometam ganhos (financeiros ou de nas redes sociais), ou funções que não existem em aplicativos oficiais como do Instagram.
Em resumo tudo o que parecer fácil demais ou suspeito deve ser evitado para que você não tenha prejuízos.