Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mato Grosso é líder nacional em crescimento industrial no semestre

Data: Quarta-feira, 10/08/2022 16:10
Fonte: SÓ NOTICIAS

Mato Grosso teve o maior crescimento na produção industrial no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento é de 22% apurou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

O saldo positivo foi puxado pelas indústrias mato-grossenses do setor alimentício e englobam a produção de carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas, farelo de soja além da produção de biocombustível. O crescimento em Mato Grosso é o dobro do registrado na Bahia (9,4%), Rio de Janeiro teve 3,6%, Goiás 1,6%, Amazonas 1,2%, Rio de Grande do Sul 0,4% e região Nordeste 0,3% mostraram as demais taxas positivas.

Ao analisar os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira comemora o crescimento estadual acima da média nacional. “A indústria de Mato Grosso contribui de forma decisiva para a economia e geração de empregos. O segmento alimentício tem alcançado grandes números e cada vez mais a Fiemt tem trabalhado para fomentar a industrialização de nossa produção primária”, destaca.

No acumulado dos 12 meses, o crescimento na produção industrial de Mato Grosso passou de 10,7% para 13,0%. Onze dos 15 locais pesquisados registraram taxas negativas em junho e nove apontaram menor dinamismo frente aos índices de maio, informa a assessoria da Fiemt.

Em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado, Mato Grosso obteve o melhor resultado entre os demais Estados, 18,8% de crescimento, passando a Bahia que liderava com 11,9%. Por outro lado, o saldo da produção de junho, em relação a maio, teve queda de -2,8% em Mato Grosso, contribuindo para o recuo (-0,4%) da produção nacional.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)