A secretaria estadual de Segurança Pública, em levantamento divulgado ao Só Notícias, informou que de janeiro a junho em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, houve 69 casos de homicídios dolosos, nos seis primeiros meses, e representa 69% do total do ano passado.
O balanço atual registrou que Sorriso teve maior número de assassintos, sendo 31 até o último registro pela secretaria, seguido de Sinop com 21 e Lucas do Rio Verde com 17. No mesmo período do ano passado, houve 53 casos (Sorriso 19, Sinop 19 e Lucas 15), 30% a mais.
O alto número que desencadeou, há poucos dias, operação das forças de segurança em nível federal, com 38 prisões em entre expedidas e em flagrantes em cidades do Nortão, Cuiabá, Várzea Grande, Tangará e no Rio de Janeiro. A onda de mortes, principalmente em Sorriso, de acordo com as autoridades policiais, se concentra no ‘racha’ de uma organização criminosa no estado.
“Passamos a analisar e identificamos que há uma facção que predomina, onde alguns dos integrantes estariam discordando das atuações de suas lideranças pelo motivo de que essas lideranças estariam decretando integrantes da própria facção por motivos banais, decretando sem provas cabais que pudessem configurar o desvio de conduta por parte desses integrantes”. “Discordando das lideranças, eles se retiraram da facção criminosa e montaram um novo grupo que passou a ser rival dessa facção que domina a região. Começou a ocorrer uma guerra entre eles, um tentava matar o outro e essa tentativa resultava na morte de outros integrantes”, explicou, anteriormente, o delegado da Polícia Federal Antônio Flávio Rocha Freire.
Só Notícias/Kelvin Ramirez (fotos: Só Notícias)