Nessa quarta-feira, dia 31, termina o mês de agosto. O mês que é considero o mais demorado do ano por várias pessoas, termina da mesma forma que começou: com muito sol, clima seco e sem chuvas. Uma chuva rápida foi registrada em Juara nesse mês, porém não deu para amenizar o clima seco e poeira que incomoda a todos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão máxima para esse dia 31 de agosto em Juara é de umidade chegando na mínima de 10% e a temperatura deve atingir os 40°C.
Alguns cuidados podem minimizar os efeitos e os riscos à saúde que o tempo seco provoca, melhorando a respiração e o bem-estar. Entre as dicas dadas por profissionais da saúde estão:
Entre as dicas mais conhecidas está a hidratação, tendo em vista que a desidratação é uma das principais consequências do tempo seco, beber muita água é essencial para evitar essa complicação.
Os umidificadores de ar são uma alternativa muito eficiente para combater os efeitos do tempo seco em sua casa. Você pode deixá-los na sala ou no quarto, por exemplo. Outra alternativa prática é espalhar panos ou toalhas úmidas (ou até mesmo baldes com água) pelos cômodos.
Por fim, fazer o controle do ambiente do seu lar pode reduzir os riscos à saúde. Mantenha a casa sempre limpa e arejada, evite itens que podem acumular pó (bichos de pelúcia, carpetes, tapetes e até cortinas) ou limpe-os com maior frequência, troque roupas de cama e toalhas de banho regularmente (podem acumular ácaros) e prefira a limpeza com aspiradores de pó ou panos úmidos, para evitar que “levante a poeira” e o ambiente fique ainda mais seco.