Todos os anos, desde 2015 no Brasil, o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, nos 30 dias correntes, a Campanha Setembro Amarelo visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Segundo um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos poderiam ter sido evitados se os pacientes soubessem como buscar ajuda. Acreditando nisso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Juara realizará várias ações de conscientização sobre o tema visando prevenir a ocorrência de suicídios. A reportagem da TV Amplitude e rádio Amplitude FM entrevistou a psicóloga Bruna Souza e o psicólogo e coordenador do CAPS, Harisson Fonseca que falaram como a campanha será feita em Juara.
A psicóloga Bruna Souza explicou que a Campanha Setembro Amarelo acontece no Brasil desde o ano de 2015 e é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) onde são feitas ações que visam despertar a conscientização das pessoas em relação ao suicídio. Em Juara foram registrados sete suicídios durante o ano de 2022. A psicóloga frisou que esse número mostra a necessidade de se falar sobre o tema no município e quebrar tabus em relação a isso, tendo em vista que é uma questão de saúde pública.
Durante todo o mês de setembro, o CAPS realizará campanhas que visam conscientizar e informar a população de como identificar pessoas que estão passando por um sofrimento profundo, sofrimento psíquico e como identificar os sinais em pessoas que possuem a tendência de cometer o suicídio. Após ser analisado os fatores de risco que podem ocasionar o suicídio, serão desenvolvidas ações práticas que visam ajudar as pessoas que necessitam.
"A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 90% dos casos de suicídio estão associados à transtornos mentais. Portanto, se fossem esses sintomas tratados corretamente, por profissionais adequados, esses 90% poderiam ter sido evitados", revelou Bruna Souza.
O psicólogo Harrison Fonseca, que também é coordenador do CAPS, disse que as ações serão feitas durante o decorrer do mês de setembro em diversas unidades de saúde nos bairros da cidade. Entre os locais que receberão a visita dos profissionais estão: CRAS, Clube da Terceira Idade e Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes.
No dia 8 de setembro acontecerá uma live no Instagram @caps_ . No dia 30 de setembro será feita a finalização da Campanha na Praça dos Colonizadores onde várias atividades serão realizadas com a presença de vários profissionais.
Origem do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.
Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.
Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.