Desde aquele 07 de Setembro de 1822 as margens do riacho Ipiranga no estado De São Paulo, quando Dom Pedro I empunhou sua espada e gritou a célebre frase Independência ou Morte, já se passaram 200 anos .
Assim como uma pedra bruta é transformada no processo de lapidação, resplandecendo sua luz, o Brasil se tornou notório no cenário mundial como uma jóia rara.
Os atos cívicos no município de Juína na manhã desta quarta feira dia 07 de setembro, foi marcado por emoções a flor da pele, tendo em vista que nos últimos dois anos ficou impossibilitado a realização destas festividades.
Alunos das Escolas Municipais, Estaduais, Federal e Particulares se apresentaram na avenida demonstrado o compromisso com o civismo ensinados nessas instituições de ensino.
Autoridades também marcaram presença no desfile, o Prefeito de Juína Paulo Augusto Veronese demonstrou sua alegria e emoção ao prestigiar o evento.
O presidente da Câmara de Juína Zulmar Curzel ressaltou a importância de resgatar o patriotismo nacional.
O Secretario de Educação Ericson Leandro De Oliveira destaca que o desfile em alusão a Independência do Brasil é um marco na vida do cidadão, tendo em vista que representa a nossa liberdade, a nossa grandeza como pátria.
O Delegado da 13º Delegacia Regional Da Junta Militar da região Noroeste de Mato Grosso, Tenente Viana falou da importância de todos nos Brasileiros entender o significado da data, e também ressaltou os trabalhos do Exercito Brasileiro principalmente nas regiões de fronteiras.
A Policia Militar, Corpo De Bombeiros, Força Nacional também contribuíram para abrilhantar o desfile da Independência.
Pais ,filhos, avós todos com os olhos fixos prestigiando o desfile que passava na avenida, e assim foi ate a ultima apresentação.