Uma família americana recebeu um depósito bilionário feito por um banco por acidente. O valor de US$ 50 bilhões (R$ 259 bilhões na cotação atual da moeda) ficou apenas quatro dias na conta bancária. O erro surpreendeu os clientes do Chase Bank no estado da Luisiana, nos Estados Unidos.
O caso, ocorrido em julho de 2011, deixou a família do corretor de imóveis Darren James brevemente bilionária. Ele e a esposa conferiam as finanças no fim de junho, quando notaram o altíssimo valor depositado na conta.
Apesar de não passar de um erro do banco, a família James ficou bastante chocada com o valor. "Isso não é como um erro de um zero ou de dois zeros, é alguém que dormiu em cima do teclado. Eu fiquei animado, com certeza. Realmente surpreso como chegou lá e me perguntei se eu tinha um tio rico que me deu", contou Darren, em entrevista à emissora CNN.
Na terça-feira seguinte, a alegria acabou e a conta da família voltou ao normal. "Ainda estamos tentando descobrir o que aconteceu, por que aconteceu, como aconteceu, mas sabemos que não somos os únicos com quem isso aconteceu. A preocupação é se minha conta foi comprometida (...). Não ouvimos nada de ninguém", explicou Darren, que ficou bastante preocupado na época.
O Chase Bank, que gerou o erro de bilhões para a família, explicou a falha à CNN. "Tivemos uma falha técnica algumas semanas atrás que afetou um número limitado de contas. O problema foi resolvido um dia depois e todas as contas estão mostrando saldos precisos", afirmou a empresa.
A afirmação do banco contradiz Darren, que explicou que o retorno do dinheiro aconteceu apenas três dias depois. Mesmo assim, nem ele nem a família gastaram nenhuma parte do valor depositado acidentalmente.
Como explicou a CNN, em casos de depósito acidental por parte do banco, os donos da conta não devem gastar o valor. Os motivos são óbvios: além de precisarem devolver a quantia e pagar taxas, tais pessoas podem ser acusadas de crimes, já que estão gastando um dinheiro que não lhes pertence.