DRMz

AGRO

Agro

Piracema nos rios de MT iniciou dia 3 de outubro de 2022 e vai até fevereiro de 2023

A decisão é do Conselho Estadual de Pesca e durante quatro meses a pesca é proibida nos rios do estado

Escrito por Eberth Rodrigues

04 OUT 2022 - 07H37

O período de defeso da piracema 2022/2023 nos rios de Mato Grosso começou ontem, dia 3 de outubro de 2022 e vai até 2 de fevereiro de 2023. O período representa uma antecipação de um mês em relação ao decretado como defeso da piracema no restante do país. 

A decisão ocorreu durante reunião extraordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) nesta quinta-feira (29). A resolução será publicada no Diário Oficial do Estado. 

Estudos realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revelam que a maioria das espécies de peixes já se encontra em período reprodutivo no mês de outubro nos rios mato-grossenses. 

De acordo com especialistas das duas entidades, por não ser visível para leigos que o peixe está com os órgãos reprodutivos desenvolvidos, o período de defeso se faz necessário para a proteção dos peixes da pesca. 

Estudos mostram percentuais superiores a fevereiro

A professora e bióloga da UFMT, Lúcia Mateus, revela que dados coletados sobre as espécies pintado e cachara, por exemplo, mostram que a probabilidade de elas estarem em reprodução no mês de outubro é de cerca de 40%, já em fevereiro, 20%. 

Já a probabilidade do conjunto dos siluriformes, ou seja, peixes como o cascudo e o bagre, chega a 55% de estarem em reprodução no mês de outubro. 

“Estes são dados estatisticamente significativos, e com 95% de confiabilidade”, afirma a especialista.

Fonte: Canal Rural.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
1 2 3 ... 4

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eberth Rodrigues, em Agro

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.