O eleitor pode solicitar o voto em trânsito no segundo turno destas eleições, marcado para o próximo dia 30? Sim, desde que tenha feito o pedido até o dia 18 de agosto, prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e válido para os dois turnos do pleito.
Existem duas possibilidades de voto em trânsito, de acordo com o TSE. "Quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, pode votar para todos os cargos em disputa; já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República", informa a Corte eleitoral, com base no Código Eleitoral e em uma resolução do TSE.
Quem tem o título de eleitor cadastrado em outro país e estiver no Brasil pode votar, mas também apenas para presidente da República e desde que tenha feito o pedido à Justiça Eleitoral dentro do prazo.
Quem não compareceu ao primeiro turno pode votar no segundo, mas o eleitor que não comparecer à votação no próximo dia 30 "pode justificar a ausência pelo aplicativo e-Título", de acordo com o TSE. "Também poderá enviar a justificativa pelo Sistema Justifica ou por meio do envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) — pós-eleição à zona eleitoral competente."
1: A urna eletrônica brasileira tem 26 anos.
2: A urna eletrônica foi prevista por lei em 1932.
3: As urnas não têm conexão com a internet.
4: Pelo menos 25 países usam urnas eletrônicas.
5: O código-fonte das urnas é auditável.
6: As urnas funcionam sem energia por 12 horas.
7: A urna eletrônica é acessível para deficiente.