Uma pintura de 1860, intitulada The Expected Woman, de Ferdinand Georg Waldmüller, quebrou a internet na última terça-feira (4). O motivo foi a impressão estranha que o quadro passa de que uma mulher está supostamente mexendo no celular enquanto caminha.
A partir de uma visão do século 21, os internautas comentaram que a mulher do quadro estaria navegando em um iPhone. Porém, isso não faria sentido, já que o primeiro smartphone da marca foi lançado em 2007 e a pintura foi concluída em 1860.
Conforme os críticos de arte, a explicação para a ilusão é que a mulher está lendo um livro de orações enquanto passeia, e não navegando nas mídias sociais.
“A garota nesta pintura de Waldmüller não está brincando com seu novo iPhone X, mas está indo para a igreja segurando um pequeno livro de orações em suas mãos”, disse Gerald Weinpolter, CEO de uma agência de arte, ao site Motherboard.
Peter Russell, um oficial aposentado do governo de Glasgow, foi a primeira pessoa que ficou curiosa com o que a mulher estaria segurando na pintura. Ele contou ao Motherboard que ele e um amigo viram o quadro enquanto visitavam o museu Neue Pinakothek, em Munique, na Alemanha, e se questionaram. Após todas as respostas, ele comentou que a discussão em torno da peça mostra quanto a sociedade mudou.