Um escândalo dos mais pesados manchou a reputação da pesca esportiva dos Estados Unidos. Dois campeões da modalidade foram flagrados após, supostamente, colocarem esferas de chumbo dentro de peixes para superar os adversários.
Como manda o roteiro do nosso século, a história se tornou conhecida após um vídeo do momento em que os pesos foram encontrados viralizar no TikTok — o vídeo gravado por Troy Krause foi visto mais de 8 milhões de vezes.
Nas imagens publicadas na rede social, é possível ver o diretor do torneio, Jason Fischer, gritar "Temos pesos nos peixes!", enquanto retirava esferas de chumbo de tamanho médio de dentro deles.
Pelas regras do Lake Erie Walleye Trail, um torneio de pesca de Cleveland, os pescadores têm cerca de 7 a 8 horas para capturarem os peixes e, no fim do dia, selecionarem os mais pesados para a contagem. O mais pesado de todos vence a competição.
Uma versão maior da gravação mostra todo o processo de apuração, que terminou em gritaria e bate-boca, como é possível ver abaixo.
Com as bolas de chumbo, os peixes — da espécie picão-verde (Sander vitreus) — fisgados pela dupla Jacob Runyan e Chase Cominsky ficaram cerca de 2,5 vezes mais pesados que outros do mesmo tamanho.
Mas, após a descoberta, os dois pescadores foram desqualificadso e ficarão longe do prêmio de US$ 30.000 (R$ 155.220), além de se tornarem alvo de uma investigação do Departamento de Recursos Naturais de Ohio.
Em entrevista à rádio norte-americana WTMJ, Troy Krause, que fez a gravação, revelou que a dupla já estava sob forte suspeita da comunidade local de pesca, após ganhar três torneios no mesmo ano.
"Você tem 60, 80 outros barcos, e esses caras são tão bons que esse seria o 4º torneio [que eles ganhariam] entre 5 ou 6 do ano? Qualé", disse Troy.
Segundo Troy, no ano passado os suspeitos Jacob e Chase ganharam um torneio com um peixe de 73,5 cm que pesava 1,3 kg mais que qualquer outro peixe do mesmo tamanho.
"Eles foram realmente pegos desta vez e acho que é porque eles exageraram", completou Troy na entrevista.
O escândalo na comunidade de pesca esportiva acontece ao mesmo tempo em que o mundo do xadrez é sacudido pela possibilidade do jovem promissor Hans Niemann, de 19 anos, ter trapaceado para vencer o campeão mundial Magnus Carlsen.