A Energisa lançou nesta quinta-feira, um novo programa para formação profissional em Mato Grosso. É o Geração Energia. A iniciativa vai se totalmente de graça e realizada em parceria com o Sesi e Senai. O investimento total da Energisa na ação será de mais de meio milhão de reais (R$ 621 mil), incluindo o transporte dos alunos.
O Geração Energia vai ter três fases: na primeira tem serão mobilizados mil jovens com idade acima dos 18 anos e deste total, 250 vão ter acesso a uma plataforma digital de educação, com diversas trilhas de formação, além da preparação do profissional sobre como se comportar de formar assertiva ao ingressar no mercado de trabalho.
Na terceira e última etapa 130 alunos serão selecionados para cursos de qualificação e aperfeiçoamento para formação de leituristas e eletricistas de rede de distribuição. As aulas serão ministradas nos centros de formação do Senai em Cuiabá e Sinop. O programa visa despertar o interesse pelo desenvolvimento pessoal e profissional, utilizando aprendizagem colaborativa, leve, prática e criativa. O curso para Leituristas vai ter duração de 120 horas e outra para eletricistas, com duração de 334 horas.
De acordo com o diretor-presidente da Energisa, Riberto José Barbanera, a empresa atuava com apoio à comunidade, mas sentiu a necessidade de colaborar ainda mais com a geração de renda dessas famílias. “Nós formamos, mas não basta empregar. A gente precisa desenvolver essas pessoas. Daí surge o projeto. Onde, mais do que capacitar tecnicamente, vai formar cidadãos com ética que vão ter a responsabilidade de levar esse país adiante. Estamos muito felizes de fazer parte desse projeto e poder capitanear isso tudo aqui”, comenta Riberto.
"Estamos oferecendo oportunidades de formação profissional para que esses jovens entrem para o mundo do trabalho com uma renda melhor. E, além disso, também conseguimos amenizar uma das dores do setor industrial, que é a falta de trabalhadores aptos para os cargos disponíveis. Portanto, essa parceria entre Senai e Energisa é uma importante contribuição para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado", conclui o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.
Inscrições
As inscrições para os cursos são feitas na plataforma www.edulivre.org.br. Mas os interessados podem buscar informações no Senai.