Pela manhã desse sábado (15.10) o Lions Club Juara recebeu um total de 29 cadeiras, entre elas de banho e de roda. A aquisição aconteceu por meio de uma verba destinada pelo Ministério Público no valor de R$ 12 mil, valor oriundo de termos de ajustamento de conduta, acordos de não persecução cível e colaboração com destinação de verbas das promotorias de justiça criminal da cidade.
Eder Lucas, presidente do Lions Club Juara, explicou que as cadeiras são emprestadas para pessoas carentes através de um contrato de comodato. Nesse documento existem algumas cláusulas onde a pessoa deve manter os cuidados com a cadeira e quando não precisar mais usar, é necessário fazer a devolução para o Lions Club.
"A sociedade em geral sempre é parceira com as ações que o Lions desenvolve, mas o Ministério Público é um grande parceiro do Lions Club, não só nesse projeto de cadeiras de rodas, como também no projeto de fraudas geriátricas, destinando recursos pra gente comprar insumos para confeccionar as fraudas e sempre que a gente precisa de qualquer apoio do Ministério Público, a gente é atendido.", agradeceu o presidente.
O promotor de justiça, dr. Herbert Dias Ferreira, lembrou que essa parceria com o Lions Club acontece há anos, onde os voluntários apresentam projetos específicos, a exemplo desse em que foram disponibilizadas cadeiras de rodas e de banho para auxiliar aqueles que demandam esse tipo de equipamento e não tem condições de adquirir ou de locá-lo.
"A partir desses projetos que são apresentados, a gente reconhece a relevância social, a importância do serviço que é prestado pelo Lions, essa instituição que é bicentenária e sempre complementando as atribuições que em princípio deveriam recair sobre o Poder Público, mas diante da precariedade e insuficiência de recursos, acaba demandando essa complementação por instituições parceiras tal como o Lions Club de Juara que a muitos anos presta esse serviço de grande importância para a população". Disse o promotor.
Atualmente mais de 400 cadeiras de roda e banho já foram destinadas em Juara através de um contrato de comodato para as pessoas que não tem condições financeiras. Futuramente devem ser destinados mais R$ 30 mil para aquisição de outras cadeiras.