Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Procurando emprego? Cuidado com o que publica nas redes; veja dicas

Perfis online são como cartões de visita para recrutadores e podem prejudicar o candidato à vaga, diz especialista

Data: Segunda-feira, 17/10/2022 09:34
Fonte: Do R7

Quem está em busca de emprego (e também quem está empregado) deve ficar bastante atento ao que publica em suas redes sociais. O alerta é do diretor do aplicativo de empregos Trampolim, Bruno Rizzato.

Segundo o executivo, para quem está no mercado de trabalho, a postura nas redes sociais deve estar alinhada com a conduta no dia a dia, sempre com respeito, responsabilidade e, de preferência, sem polêmicas.

Já para quem está em busca de emprego, Rizzato lembra que muitos recrutadores conferem o perfil dos candidatos antes da entrevista. As redes sociais funcionam como uma vitrine, e criam, assim, uma primeira impressão. "Os profissionais de RH buscam saber as preferências dos candidatos, a forma como se relacionam com outras pessoas e suas atividades diárias", explica.

Para vagas de emprego que requerem contato com o público, demonstrar impaciência e agressividade nas redes sociais pode ser uma armadilha. "Nesse caso, a pessoa poderia até mesmo usar as redes a seu favor e postar vídeos em que exalta suas soft skills e outras habilidades", complementa Rizzato..

VEJA ABAIXO CINCO DICAS DO QUE EVITAR NAS REDES SOCIAIS.

1 - Rede social não é diário

Tenha cuidado com conteúdos discriminatórios, reclamações e exposição demasiada da vida íntima. Essas publicações podem ser vistas de forma negativa pelos recrutadores.

2 - Não espalhe fake news

Na dúvida sobre a veracidade de uma informação, não publique. Quem produz e dissemina informações falsas pode ser responsabilizado tanto cível quanto criminalmente. Não faça comentários preconceituosos e evite polêmicas. Seja respeitoso em suas publicações, porque a internet não é terra de ninguém.

3 - Cuidado com o que posta

Quando feitas de forma pública, suas publicações podem ser vistas por qualquer pessoa. Cuidado, principalmente, com fotos. Caso considere necessário, mantenha seu perfil privado só para amigos e pessoas de sua confiança.

4 - Evite publicações com duplo sentido

Elas podem ser mal interpretadas. Sempre releia o conteúdo antes de publicá-lo e, se necessário, reescreva seus textos de forma mais clara e objetiva, para evitar polêmicas.

5 - Redes sociais para vagas de emprego

Em redes sociais e sites focados em empregos, mantenha uma comunicação adequada. Não use palavrões nem gírias e evite erros de português. Principalmente, não minta. Suas habilidades serão cobradas no futuro,