Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Iniciado no Fórum da Comarca de Juara o julgamento de acusados de serem os mandantes de matar ex-prefeito de Colniza

Os acusados estão sendo ouvidos por meio vídeo conferência.

Data: Segunda-feira, 17/10/2022 17:05
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação

Nessa segunda-feira, dia 17 de outubro, iniciou, no Fórum da Comarca de Juara, o júri popular do empresário Antônio Pereira Rodrigues Neto e da sua esposa, a médica Yana Fois Coelho Alvarenga. Eles são acusados de serem os mandantes do assassinato do ex-prefeito de Colniza, Esvandir Antônio Mendes, ocorrido no mês de dezembro de 2017. 

Em 2020 o Ministério Público em Colniza pediu a mudança do lugar do julgamento, na ocasião, a promotoria argumentou que existia uma eventual dúvida sobre a imparcialidade dos jurados e ainda enfatizou que em novembro de 2019, vários jurados foram intimados para participar das sessões de julgamento, mas manifestaram o desejo de não participarem de eventual julgamento com temor dos acusados.

Nesse dia 17 estão presentes no tribunal do júri somente os advogados de defesa, juiz titular, júri e promotores de justiça. Os acusados estão sendo ouvidos por meio vídeo conferência. No mês de novembro do ano passado o júri foi cancelado, após os advogados dos acusados abandonam o plenário.

O CRIME

O ex-prefeito de Colniza, Esvadir Antônio Mendes, foi assassinado aos 61 anos de idade, no mês de dezembro de 2017 em uma Avenida da cidade quando retornava da região da zona rural daquele município. Ele estava acompanhado do na época secretário de finanças, Admilson Santos Ferreira, a ex-primeira dama, Rosemeire Costa e o Genro Vando.

Os supostos acusados de matarem o ex-prefeito estavam em uma caminhonete SUV e atiraram contra o carro em que Esvadir estava. Ele tentou fugir por um tempo e, mesmo ferido, conseguiu chegar até um posto de combustível localizado na entrada da cidade, onde encostou o carro. Tanto o na época secretário de finanças como o ex-prefeito foram atingido, sendo que Esvadir não resistiu aos disparos de arma de fogo e acabou morrendo.

Em 2021 num julgamento que durou quase 20 horas, os jurados acolheram as teses defendidas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e os réus Wellison Brito Silva e Zenilton Xavier de Almeida foram condenados, respectivamente, a 28 e 25 anos de prisão, por homicídio qualificado consumado praticado em 2017 contra o então prefeito da cidade de Colniza, Esvandir Antônio Mendes. A pena aplicada inclui ainda as condenações por tentativa de homicídio contra as vítimas Walison Jones Machado Lara, Rosimeira Costa e Admilson Ferreira dos Santos, e os crimes conexos de associação criminosa e receptação.