A campanha “Não dê moradia para o mosquito da DENGUE e ganhe prêmios”, promovida entre a cooperativa Sicredi em Juara e a Prefeitura Municipal, através da Vigilância Ambiental, foi iniciada nesse mês de outubro e segue até abril de 2023, quando acontecerá um grande evento. O projeto busca, por meio de sorteio de prêmios e brindes, incentivar a população a manter os quintais limpos e livres de focos.
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou, "A proposta é convidar a população a trabalhar junto com o município na eliminação dos criadouros, incentivando cada morador a vistoriar o seu quintal uma vez por semana".
A gerente do Sicredi, Danielli Keiko, explicou que a cooperativa entrou com o patrocínio de alguns brindes do próprio Sicredi e de lojas do comércio local. Ela reforçou que o intuito da campanha é justamente conscientizar as pessoas de Juara para cuidarem tanto da saúde pessoal como dos outros que convivem nas proximidades.
Para participar, basta o morador manter o quintal limpo e sem focos do mosquito da dengue e quando receber a visita do Agente de Combate às Endemia, que fará a inspeção, e o quintal não ter nenhum foco ou possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti, a residência estará apta a receber um cupom e depositar na urna localizada no Banco Sicredi e na Secretaria Municipal de Saúde para concorrer à premiação.
O sorteio será em abril de 2023. A partir do sorteio, a equipe da Vigilância Ambiental fará uma visita ao imóvel e se a residência estiver livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti a família será premiada. A premiação será: 01 liquidificador; 01 ferro elétrico; 01 sanduicheira; 01 celular e prêmios surpresa do Sicredi.
Objetivos:
Mobilizar a população do Município de Juara para prevenir as arboviroses;
Reduzir o risco de transmissão da Dengue, Zika e Febre Chikungunya;
Reduzir os Índices de Infestação do vetor Aedes aegypti e Aedes albopictus no Município.
Reduzir a incidência dos casos de dengue no Município;
Justificativa:
No Município de Juara em de 2021 foram notificados 11 casos de dengue sendo que em 2022 até o mês de agosto são 304 notificados. Fato que coloca em alerta a Vigilância Ambiental que implantará uma série de medidas para mobilizar a sociedade para eliminar os focos de transmissão e combater o mosquito Aedes aegypti no período chuvoso que se inicia.
A proposta é convidar a população a trabalhar junto com o município na eliminação dos criadouros, incentivando cada morador a vistoriar o seu quintal uma vez por semana.
A mudança de hábito da população é fator crucial para a efetividade das ações de prevenção ao vetor e as ações de educação em saúde envolvendo toda a comunidade é o primeiro passo para o controle da doença.
A prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença. Secretaria de Saúde Vigilância Ambiental Prefeitura de Juara
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação com informações assessoria da Prefeitura de Juara
Saúde de Juara terá mudança na direção da Secretaria de Saúde e do Hospital Municipal
Prefeito Nei da Farmácia decide fazer mudanças na direção do hospital do município de Juara
Madrugada violenta no trânsito em Guarantã do Norte, duas vítimas fatais.
A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
O seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.