Tudo aconteceu a aproximadamente 90 km da cidade de Nova Monte Verde, no perímetro Rural do Município e teve diversas naturezas registradas no Boletim de Ocorrência como: cárcere Privado, Porte Ilegal de Armas de fogo, Lesão Corporal, extorsão, organização criminosa, formação de quadrilha ou bando.
Dentre os presos, dois são de Cuiabá e três indivíduos são do Estado do Rio de Janeiro, sendo um Militar Reformado do Exército Brasileiro, dá 26.º Batalhão de Infantaria e alguns outros também são militares da Polícia Militar.
Segundo informações, os indivíduos agiram de forma grave e ameaçadora na Fazenda Vitória e no local haviam 08 vítimas feitas reféns e também foram obrigadas a carregarem mobílias da casa e colocar em uma caminhonete F-4000 e posteriormente eles deixaram a fazenda fazendo ameaças de morte e manterão as vítimas em cárcere privado.
Logo depois desta ação, eles ainda foram em mais duas propriedades e agiram com o mesmo Modus Operandi e diante disso, o Pelotão de Nova Monte Verde foi acionado pela manhã pela Fazenda Sorriso e também foi acionado o Pelotão de Força Tática Amazônia que estava pela região e deu apoio, além também da equipe de Nova Bandeirantes.
Por volta das 15:00, após diversas diligências na tentativa de localizar os suspeitos, eles foram encontrados em uma Caminhonete S10 Azul na comunidade Santa Luzia, qual foi feita abordagem veicular e pessoal sendo localizados os objetos, como armas, munições, explosivos, rádios comunicadores, máscaras, facas, equipamentos para acampamento, etc.
Ainda segundo informações, fugiram mais 4 suspeitos em uma Hilux Prata sentido Colíder, mais que com o trabalho rápido da equipe policial de Colíder, conseguiram montar uma barreira e realizar a prisão dos mesmos com mais uma arma.
O fato foi registrado e encaminhado para Delegacia Municipal de Polícia Civil que investiga agora o caso, para descobrirem se tem mais gente envolvida com essa quadrilha.