Nas Eleições 2022, as eleitoras e os eleitores contam com 1 segundo a mais para conferir o voto na urna eletrônica, antes de apertar a tecla verde “Confirma”. O objetivo do tempo extra é justamente estimular a conferência do voto com o máximo de atenção para evitar qualquer engano antes da confirmação.
Caso apertar o botão verde antes de 1 segundo, não será possível completar o comando, em vez disso, aparecerá um alerta sonoro. Se isso acontecer, basta aguardar um instante que o voto será computado normalmente e a justiça eleitoral afirma que não haverá anulação do voto e não será preciso recomeçar o processo. Quando o aviso de "confira seu voto" se apagar, aí sim o eleitor poderá apertar a opção "confirma", cor verde ou apertar o "corrige", cor laranja e digitar um novo número se tiver ocorrido algum erro na hora da digitação.
A urna eletrônica libera a confirmação do voto após esse tempo de 1 segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. No segundo turno, mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a eleger o presidente da República.
A cada uma das confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. No final, depois da escolha de todos os candidatos, aí sim o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo, indicando a conclusão da votação pelo eleitor.