O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira (7) a lista final com os 26 nomes que vão representar a seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. O destaque da convocação fica por conta da presença de Daniel Alves. Aos 39 anos, o lateral-direito está sem atuar há mais de dois meses no Pumas, do México, e faz apenas treinamentos no Barcelona B.
Entre as ausências, Gabriel Barbosa, o Gabigol, e Roberto Firmino foram as grandes surpresas. O nome do atacante do Flamengo ganhou força nos últimos dias, especialmente pelo gol marcado na final da Libertadores. Já Firmino perdeu espaço na reta final do ciclo da seleção, mas recuperou a titularidade no Liverpool nesta temporada e era especulado na lista final.
Com a definição dos convocados, os 26 nomes chamados pelo técnico Tite se apresentam já na próxima segunda-feira (14), em Turim, na Itália, para o início da preparação para o Mundial. Cinco dias depois, a seleção brasileira viaja para Doha, no Catar, onde treinará até o dia 23.
O Brasil faz sua estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, no Estádio Lusail, às 16h (de Brasília). No dia 28, segunda-feira, os comandados de Tite encaram a Suíça, no Estádio 974, às 13h. O jogo que encerra a participação da seleção na fase de grupos é diante de Camarões, no dia 2, sexta-feira, novamente no Estádio Lusail, às 16h.
Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras)
Laterais
Danilo (Juventus-ITA)
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Alex Telles (Sevilla-ESP)
Daniel Alves (Puma-MEX)
Zagueiros
Thiago Silva (Chelsea-ING)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Eder Militão (Real Madrid-ESP)
Bremer (Juventus-ITA)
Meio-campistas
Casemiro (Manchester United-ING)
Fabinho (Liverpool-ING)
Fred (Manchester United-ING)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Everton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes
Vini Jr. (Real Madrid-ESP)
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
Raphinha (Barcelona-ESP)
Antony (Manchester United-ING)
Pedro (Flamengo)
Gabriel Jesus (Arsenal-ING)
Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
Richarlison (Tottenham-ING)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Em pouco mais de um mês, todas as atenções do mundo esportivo estarão voltadas para apenas um lugar: o Catar. O país receberá todos os jogos da Copa do Mundo, entre 20 de novembro e 21 de dezembro. A Fifa listou cinco curiosidades sobre o país-sede do Mundial, que oferece uma ampla variedade de atividades e uma experiência única para quem o visita.
A hospitalidade do Catar é um dos pontos fortes da cultura local. Oferecer café árabe e doces aos visitantes é uma das formas mais tradicionais de dar boas-vindas. A gastronomia catari também é um elemento único do país-sede. Definida pela Fifa como 'rica e única', a cozinha traz pratos que foram influenciados ao longo dos anos pelas delícias gastronômicas do subcontinente indiano, Irã, Levante e Norte da África.
Por conta da localização geográfica, o Catar é um destino ideal para os amantes de esportes aquáticos, que podem desfrutar de passeios de pesca, barcos a remo, esqui aquático, kitesurf, parapente e mergulho entre recifes de coral. Além disso, o país tem algumas ilhas como Palm Island e a artificial Pearl Island, que possui ótimas praias e formações rochosas naturais.
Além das praias e ilhas espetaculares, o Catar tem um belo deserto e terreno rochoso. Os visitantes podem curtir passeios de safári no deserto, andar de camelo e acampar sob as estrelas em uma tenda. É comum que os próprios cataris façam corridas e eventos nas dunas, com ou sem a presença de turistas. Para os mais aventureiros, são oferecidos passeios pelo deserto .
A arquitetura do Catar é um evento à parte. Com construções robustas e luxuosas, o país oferece aos visitantes cultura e conhecimento em locais como o Museu de Arte Islâmica (na foto). Além dele, outros locais se tornaram pontos turísticos famosos em Doha, justamente pela diversidade arquitetônica e expressão cultural.
A arquitetura do Catar é um evento à parte. Com construções robustas e luxuosas, o país oferece aos visitantes cultura e conhecimento em locais como o Museu de Arte Islâmica (na foto). Além dele, outros locais se tornaram pontos turísticos famosos em Doha, justamente pela diversidade arquitetônica e expressão cultural.
O Catar tem também resorts onde as pessoas podem relaxar e fugir da agitação da vida cotidiana. Alguns oferecem acesso à faixa costeira do país, fazendo com que os visitantes possam passar o tempo à beira-mar. São diversas as opções com muitas áreas para caminhadas, como o Doha Corniche, um calçadão à beira-mar que se estende por vários quilômetros ao longo da baía de Doha, na capital catari.