Ao contrário de edições anteriores, o MEC (Ministério da Educação) deve divulgar o balanço do exame nesta segunda-feira (21). Em anos anteriores, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova, informava o número de participantes, faltas e intercorrências no encerramento do exame.
O segundo dia do Enem foi realizado no último domingo (20), e os participantes tiveram de responder a 90 questões de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). A prova de química deste ano foi considerada difícil pelos professores ouvidos pelo R7.
Física, ao contrário de edições anteriores, não tinha muitos textos e exigiu que os alunos fizessem diversos cálculos, e foi considerada uma prova cansativa. Chamou a atenção dos professores que participaram do exame uma questão que envolvia garrafas PET no telhado de casas sem energia.
Em biologia, caíram duas questões sobre Covid-19, uma sobre o exame PCR, e ainda uma questão sobre teste antidoping em atletas.
No primeiro dia do exame, realizado em 13 de novembro, dos 3,4 milhões de inscritos, estiveram presentes para fazer a prova 2,4 milhões de estudantes.