Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Prefeitura de Juara realiza ações de prevenção e conscientização Contra a AIDS

Dia Mundial de combata da AIDS.

Data: Quinta-feira, 01/12/2022 21:05
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação

A prefeitura de Juara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA – promoveram, no estacionamento do Centro de Eventos João Paulo II - várias atividades que visam conscientizar e prevenir a população de doenças sexualmente transmitidas. As ações aconteceram nesse dia 1 de dezembro, data em que celebra o dia mundial de combate da AIDS.

Foram feitos testes Rápidos de HIV, Hepatite B/C, Sífilis, distribuídos panfletos do PrEP e PEP, que davam orientações sexuais, apresentado o Projeto colorindo a gestação, dadas dicas sobre amamentação e teve ainda orientações sobre o exame citopatológico que é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) esteve apresentando o projeto contra o tabagismo e por meio de um questionário, os interessados puderam descobrir como buscar ajuda através de grupos de apoios que recebem apoio da Gestão Municipal. Ainda teve a apresentação de ações para combater a Hanseníase, Tuberculose, Leishmaniose.

Em 25 de dezembro, foi celebrado o Dia Internacional do Doador, e o Banco de Sangue compareceu para reforçar as orientações sobre a doação de sangue. Sobre saúde sexual, ainda foram dadas orientações sobre os agentes causadores das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) que podem ser disseminados pelo sexo oral sem proteção e impactam toda a saúde bucal, principalmente nos pacientes que possuem aftas, cáries ou algum tipo de inflamação gengival.

A equipe de Zoonoses para orientar os funcionários a respeito do combate adequado ao mosquito Aedes. A ação em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde de Juara visou enfatizar os melhores métodos de evitar o vetor em uma série de ambientes e alertar sobre os perigos de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Na ocasião, os agentes municipais estavam posicionados em uma das tendas oferecendo orientações. Eles exibiram materiais ilustrativos, como folders e uma réplica em tamanho aumentado do mosquito, possibilitando também a visualização do estado larval do inseto por meio de ilustrações.