A Secretaria de Agronegócio em parceria com a Empaer, está montando em Juara uma Unidade de Referência Tecnológica para o cultivo de uma nova espécie de bananas, a BRS Princesa. Trata-se de um híbrido de banana tipo Maçã. A variedade foi desenvolvida pela Embrapa e multiplicada em laboratório.
O Secretário Raphael Semensato conseguiu através da SEAF – Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e com a indicação da Deputada Estadual Janaína Riva, trazer para Juara 750 mudas. Dessas, 500 mudas serão plantadas na propriedade do senhor José Antônio Marcílio. A ideia inicial é fazer do plantio, um canteiro de mudas para fornecer à outros produtores que tiver interesse em cultivar a variedade. Outras 250 mudas foram destinadas à produtores da Comunidade Água Boa.
Mayra Alencar, que é Engenheira Agrônoma da Empaer disse que o trabalho em conjunto entre a Secretaria de Agronegócio e a Empaer é sempre importante, pois visa atender diretamente o produtor rural. “Essa Unidade de Referência Tecnológica em bananicultura será muito útil, pois são muitas mudas que irão gerar várias outras mudas e servirão a outros produtores locais”, disse Mayra.
O senhor José Antônio Marcílio que é proprietário da área onde o experimento será realizado já é produtor de bananas, em sua propriedade ele possui hoje mais de 2500 pés de bananas maça irrigada. José se diz confiante no teste com a nova variedade, principalmente contando com a assessoria técnica da Secretaria de Agronegócio e da Empaer. Jose disse também que a BRS Princesa pode ser uma saída para os pequenos produtores terem novas variedades para produzir e ofertar no comércio.
Fonte: POR: ASSESSORIA DE IMPRENSA | FOTOS: ANDERSON REIS
Saúde de Juara terá mudança na direção da Secretaria de Saúde e do Hospital Municipal
Prefeito Nei da Farmácia decide fazer mudanças na direção do hospital do município de Juara
Madrugada violenta no trânsito em Guarantã do Norte, duas vítimas fatais.
A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
O seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.