O ano de 2022 vai terminar com uma triste notícia quando o futebol perdeu o seu Rei. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu aos 82 anos na tarde dessa quinta-feira, dia 29 de dezembro, no Hospital Albert Einstein em São Paulo, onde estava internado há 1 mês para tratamento de um câncer no cólon.
A internação começou no dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein na capital paulista. Ele foi internado depois de sofrer uma infecção respiratória ocasionada pela contração do Covid-19. Na ocasião o Rei do Futebol ainda estava passando por uma reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Ele chegou a passar uma cirurgia no cólon no mês de setembro de 2021 e desde então era submetido a repetidas sessões de quimioterapia.
- "O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol".
Em 21 de dezembro, o corpo clínico do hospital divulgou um boletim médico dizendo que Pelé apresentou uma "progressão da doença oncológica" e que necessitava de maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. Por isso, o ex-jogador não teve autorização para passar o Natal em casa, como queria a família.
PAROU UMA GUERRA
Em 1969, o Santos de Pelé fazia uma excursão na África e conseguiu até parar uma guerra civil na Nigéria. Graças à chegada do alvinegro no país, ambos os lados negociaram um cessar-fogo para assistirem à partida, que seria realizada no estádio Benin City.
NA POLÍTICA
Durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, Pelé entrou na política: foi o ministro do esporte na primeira gestão do político do PSDB. Seu principal feito foi a criação da Lei Pelé, que acabou com o passe dos jogadores e permitiu que os clubes se tornassem empresas.
O ÚNICO JOGADOR A VENCER TRÊS COPAS
Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos e pela Seleção Brasileira de Futebol aos dezesseis. Durante sua carreira na seleção, ganhou três Copas do Mundo da FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador.
O sepultamento ocorrerá em Santos, cidade em que deu o nome do time que o rei do futebol fez história.