Uma investigação foi iniciada pela Polícia Judiciária Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC) para apurar a real causa do incêndio registrado na subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP) por volta das 01:30 dessa quinta-feira, dia 5 de janeiro. Toda a cobertura, mobilha, documentos, equipamentos e outros itens ficaram destruídos pelo fogo.
Pela manhã, a atual presidente do SINTEP em Juara, professora Tatiane Vassari, estive na Delegacia da Polícia Judiciária Civil onde registrou um boletim de ocorrência. De imediato, iniciou as investigações e a POLITEC foi acionada para fazer a perícia.
O incêndio começou no alojamento masculino, em seguida seguiu para o feminino e posteriormente destruiu os outros cômodos. Tatiane Vassari disse em entrevista para a reportagem da rádio Amplitude FM e TV Amplitude Juara que foi avisada do incêndio por volta das 2h da madrugada. "Recebi alguns vídeos e chegamos aqui e não tinha mais nada para fazer. Já tinha destruído tudo, o fogo foi muito rápido."
Quando foi avisada, a presidente revelou que uma das vizinhas disse que ouviu cachorros latindo e no momento em que se levantou para ver o que estava acontecendo, visualizou o fogo na subsede.
"Aqui estava uma luta de mais de 20 anos. É triste ver documentação, porque geladeira, ar-condicionado, computador, notebook, impressora, isso aí a gente compra de novo, a gente dá um jeito, corre atrás de dinheiro, mas o principal é a documentação de nossos filiados, prestação de contas que tinha nos armários. Isso aí, nada paga mais, acabou.", lamentou Tatiane Vassari.
No momento a subsede está em recesso e muitos membros da diretoria e associados estão viajando, mas diante da fatalidade, a diretoria irá se reunir parar traçar metas e ações para superar o prejuízo. A central do SINTEP-MT foi acionada sobre o ocorrido e os servidores buscaram o suporte necessário.
"Agora é começar do zero. Só, companheirada, a gente não vai desistir. É recomeçar. Recomeçar tudo de novo. Reconstruir, reorganizar e continuar firme e forte, porque precisamos lutar.", assegurou.
Segundo a presidente da subsede de Juara, a Central Estadual do SINTEP-MT possivelmente estará dando o apoio financeiro para a reconstrução. Ela solicitou ainda o apoio da sociedade juarense para essa reconstrução.