Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Secretário Salvador Pizzolio responde população sobre cratera formada na Rua Florianópolis

Uma nova licitação será feita para que outra empresa resolva o problema.

Data: Quinta-feira, 05/01/2023 19:33
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação

Telespectadores da TV Amplitude Juara e ouvintes da rádio Amplitude FM procuraram a nossa equipe de reportagem para cobrar, mais uma vez, a resposta da Prefeitura Municipal de Juara sobre quais medidas serão tomadas para resolver o problema de uma cratera aberta na rua Florianópolis, Bairro Paranaguá que se estende há mais de 1 ano e tem incomodado os moradores das proximidades e todos que precisam passar por essa localidade.

Em resposta, o secretário municipal de cidade, Salvador Pizzolio, reconhece que esse é um problema crônico que aconteceu na obra. Segundo ele, os tubos instalados não suportaram a vasão da água que flui por meio do córrego e com isso ocasionou uma erosão que destruiu a pavimentação.

A cratera formada cresceu e consumiu metade da rua onde os tubos foram instalados. Isso ocasiona um grande perigo na segurança dos que se aproximam e pode romper a qualquer momento e assim, impossibilitar o trajeto.

O secretário Salvador Pizzolio respondeu que a Gestão Municipal notificou a empresa responsável pela obra. No primeiro contato, os responsáveis garantiram que iriam fazer os reparos necessários, porém não cumpriram com o combinado. Numa segunda vez, a empresa foi notificada, e mais uma vez não atenderam a solicitação.

Pizzolio revelou que o jurídico da Prefeitura entrou com uma ação em desfavor da empresa detentora da licitação e com isso ela passou a ser inidônea, ou seja, não poderá mais fazer nenhuma obra por meio de licitação em nenhum município. "A parte administrativa foi feita. Peço desculpas a todos os moradores, em nome da prefeitura. Nossas desculpas. Porque na verdade é uma obra que estava ao encargo de uma empresa e a gente precisa fazer toda a parte burocrática", justificou.

Ele continuou dizendo que: "não podemos chegar simplesmente aqui [para resolver o problema] em quanto a obra tem garantia. Todas as obras [públicas] que são feitas tem garantia. Não podemos chegar e fazer uma obra que é de garantia dessa empresa, se não, estaremos indo contra o princípio da legalidade e para que isso não aconteça, a gente tem que entrar com papéis, a burocracia. Isso já foi feito e está tomadas as providências".

O secretário disse que dentro das sanções judiciais está a geração de uma multa para a empresa e que ainda nesse ano de 2023 uma nova licitação será feita para que outra empresa resolva o problema. A obra trata-se de uma galeria onde o fluxo de água é intenso. Salvador anunciou que essa nova licitação irá buscar resolver o problema da Rua Florianópolis e ainda o de outras localidades onde o asfalto apresentou algum tipo de problema.

Outro ponto abordado pelo secretário é referente a pavimentação feita recente em alguns bairros da cidade onde apresentam infiltrações e com isso surgiu rachaduras, principalmente nas sarjetas onde ocorre o fluxo de água. Como medida para evitar que o problema avance, Pizzolio explicou que a Prefeitura está realizando reparos com concreto e com a nova licitação, outros problemas serão resolvidos.