Sabemos que as cores dos meses do calendário buscam ressaltar a importância em cuidar da saúde e do bem estar do corpo. Além de conscientizar sobre a prevenção e tratamento de doenças. Nesse primeiro mês do ano é a vez do “Janeiro Roxo” em que dedica-se à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase.
No município de Juara a Equipe do Ambulatório de Atenção Especializada e Regionalizada (AAER) de Juara aderiu à campanha e estará desenvolvendo diversas ações no município para vencer a desinformação e esclarecer a complexidade no diagnóstico.
A enfermeira Márcio Tecco disse em entrevista para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura que no próximo dia 27 de janeiro, às 8h da manhã, todas as equipes dos PSFs e agentes comunitários irão realizar um Pit Stop no centro da cidade para alertar a população sobre os cuidados com a doença.
Conforme revelado pela técnica de enfermagem, Terezinha Peixoto, em Juara existem 97 casos de Hanseníase notificados. Ela solicitou para as pessoas que apresentarem os sintomas da Hanseníase, irem até as unidades de saúde para passarem pelo diagnóstico.
O médico Dr. Haroldo lembra que Hanseníase não é apenas em janeiro, os cuidados são para o ano inteiro, mas um diagnóstico precoce leva a um tratamento mais simples e com menores sequelas e consequências.
EQUIPE
O AAER de Juara, conta com uma equipe capacitada com o médico Dr. Haroldo Hatanaka a enfermeira Márcia, além de técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e sapataria realizando confecção de palmilha para adaptação dos pacientes.
O QUE É A HANSENÍASE
A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.
O tratamento da hanseníase é realizado por meio de medicamentos que são dispensados gratuitamente nas UR. O paciente deve ir uma vez por mês à unidade. A hanseníase tem cura.
A pessoa que manteve ou mantém contato frequente com portador da hanseníase, deve procurar uma UBS para avaliação clínica da doença.
Sinais da doença:
Alguns sintomas da hanseníase são:
- Manchas brancas ou avermelhadas;
- Perda de Sensibilidade na área afetada;
- Dormência nas mãos e nos pés.