Para contribuir com o desenvolvimento constante do município de Juara, há alguns anos várias pessoas se reúnem e formam Conselhos de diversos segmentos da sociedade para tratarem de temas que ajudam a gestão municipal a superar dificuldades encontradas na administração pública.
O objetivo dos conselhos centra-se na aproximação do Estado e Sociedade, com foco de integração, participação, fortalecimento, fiscalização e controle de pautas de efetivação de direitos fundamentais. Alguns membros do Conselho Gestor de Desenvolvimento frisaram que eles estão abertos para o diálogo não só com o Poder Executivo e se colocaram a disposição do Poder Legislativo e outros interessados.
Durante a cerimônia realizada no dia 1 de fevereiro de 2023, em que o vice-prefeito Nei da Farmácia (MDB) assumiu o cargo como chefe do executivo municipal pelos próximos dois meses, membros do Conselho Gestor de Desenvolvimento, Conselho de Pastores e representantes da Associação dos Produtores Rurais de Itapaiuna estiveram presentes para acompanharem a solenidade e ver como contribuirão com o desenvolvimento de Juara.
Os conselhos funcionam como organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública. A participação popular é garantia constitucional.
Normalmente existem vários conselhos em um único município, pois cada um trata de uma área diferente do interesse público. Cabe também aos conselhos tomar ciência do que está acontecendo com a verba que é destinada a certa área. Portanto, fiscalizar os trabalhos feitos, ou não, pelos órgãos executivos é de seu interesse máximo.