Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Governo de MT já disponibilizou mais de 48 mil chromebooks a estudantes

Equipamentos ampliam a experiência educacional para mais estudantes e ainda promove a acessibilidade

Data: Terça-feira, 14/02/2023 09:07
Fonte: Rui Matos | Seduc-MT

Um total de 48.172 chromebooks adquiridos pelo Governo de Mato Grosso estão sendo usados pelos estudantes da rede de ensino de Mato Grosso neste ano letivo 2023. A entrega foi feita pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) ao longo dos dois últimos anos.

Os investimentos em tecnologia como ferramenta de fortalecimento da educação têm marcado a evolução do ensino no Estado.

A previsão é que até o final do ano mais de 120 mil chromebooks serão disponibilizados para uso dos estudantes, e todas as salas de aula das 741 escolas estaduais contarão com a TV smart de 65 polegadas. 

O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, afirma que todos os estudantes merecem acesso à educação de qualidade, com as ferramentas de que precisam para explorar, descobrir, criar e alcançar o pleno potencial de cada um.

“Os chromebooks ajudam a ampliar e a expandir a experiência moderna de aprendizado para mais alunos, inclusive aqueles com deficiências e abordagens diversificadas de aprendizado”, destaca.

Entre os ganhos educacionais com o uso do Chromebook está o engajamento dos estudantes ao conteúdo estudado. Isso proporciona mais tempo para os educadores se concentrarem nos resultados da aprendizagem.

“Com todos os professores usando notebooks e estudantes tendo ao seu dispor os chromebooks, a comunidade escolar passou a conviver em um ambiente muito mais propício à sensação de vínculo forte com a escola”, diz o secretário.

Ele reforça que a intenção é aproximar, cada vez mais, os estudantes da tecnologia. Por isso, uma das primeiras ações em plena pandemia da Covid-19 foi modernizar a noção tradicional do laboratório de informática. Desde então, os chromebooks adquiridos pelo Estado foram disponibilizados às escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos.