O Brasil tem 13.542 áreas de risco passíveis de desastres naturais. O número consta num levantamento feito pelo Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, através do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que realiza o mapeamento para desastres geológicos e hidrológicos.
De acordo com o SGB, as regiões estão localizadas nos 1.632 municípios mapeados. Das 117 cidades analisadas no estado de São Paulo, foram identificadas 848 áreas de risco.
Confira os estados com mais municípios mapeados:
- Santa Catarina: 294
- Minas Gerais: 199
- São Paulo: 117
- Maranhão: 92
- Bahia: 90
De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o país tem cerca de 4 milhões de pessoas que vivem em áreas com altíssimo risco de desastre natural como o que aconteceu no litoral paulista no fim de semana.
"Isso requer um esforço preventivo muito grande, ao mesmo tempo que precisamos dar resposta aos desastres que podem ocorrer. É preciso que se avance muito em outras medidas preventivas", comentou Góes em entrevista à Record TV.
O estado de emergência foi decretado em São Sebastião após os temporais entre a noite de quarta (14) e a madrugada desta quinta-feira (15).
De acordo com o Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 24 horas choveu 265 milímetros em São Sebastião, volume superior ao esperado para todo o mês.
Os rios que cortam a cidade transbordaram, arrastando carros e postes e inundando residências .
As aulas na rede municipal foram suspensas e os prédios foram destinados ao atendimento de famílias desalojadas.
Na manhã desta quinta (15), 25 famílias desabrigadas foram levadas para a Escola Municipal de Topolândia, 19 delas ainda permanecem fora de suas residências .
Na manhã desta quinta (15), 25 famílias desabrigadas foram levadas para a Escola Municipal de Topolândia, 19 delas ainda permanecem fora de suas residências .