As fortes chuvas que atingem o litoral norte de São Paulo não cessam neste sábado (25) e domingo (26). A situação preocupa as autoridades, uma vez que o solo continua encharcado, o que o deixa vulnerável a novos deslizamentos.
Esta sexta-feira (24) é de sol entre nuvens e condições para formação de chuvas de intensidade moderada a forte, podendo vir acompanhadas por raios e ventos, devido a atuação de áreas de instabilidade sobre a região.
De acordo com o Climatempo, o potencial é alto para que, no fim de semana, chova todos os dias, na forma de pancadas intensas, concentradas especialmente no período entre as tardes e noites. Informações do último boletim do Governo do Estado de São Paulo apontaram a seguinte previsão do tempo para o litoral norte:
- São Sebastião – Pancadas de chuva (25mm). Temperatura: 23°C/29°C
- Ubatuba – Pancadas de chuva (25mm). Temperatura: 21°C/31°C
- Caraguatatuba – Pancadas de chuva (25mm). Temperatura: 22°C/31°C
- Ilhabela – 24-02- Pancadas de chuva (25mm). Temperatura: 23°C/29°C
Frente aos 600 mm acumulados entre 12h e 24h do último final de semana, a quantidade esperada para os próximos dias parece pouca. Mas ainda assim, a chuva de 30 a 50 mm que cai em poucas horas, já tem um grande potencial de causar problemas, como a formação de alagamentos.
Sobre a previsão do tempo, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Elias, informou à Record TV que espera que as informações meteorológicas não se concretizem. “Nós já temos um acumulado de água no solo. Mais chuva significa possíveis novos deslizamentos de terra. A chuva prejudica não só o trabalho do Corpo de Bombeiros, que tem que ser interrompido por conta da segurança no local, mas também pela questão de causar novos estragos", afirmou.
O número de mortes causadas pelas fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo no último fim de semana subiu para 54, de acordo com o último boletim do governo do estado, às 8h desta sexta-feira (24). 4 pessoas foram encontradas nesta madrugada, informou à Record TV o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Elias.
São 53 óbitos no município de São Sebastião e 1 em Ubatuba. O número deve aumentar, já que há, ao menos, 30 pessoas desaparecidas, e as equipes de resgate ainda trabalham em meio aos escombros deixados por deslizamentos, quedas de árvores e outros acidentes.
Segundo o governo do estado, apenas 38 corpos foram identificados pelo IML (Instituto Médico Legal) e liberados para sepultamento. Desses, são 13 homens, 12 mulheres e 13 crianças.