Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

STF libera advogado juinense preso em Brasília nos atos de 08 de janeiro

Eles fazem parte de um grupo de 102 pessoas liberadas pelo ministro, que deverão seguir uma série de medidas, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Data: Terça-feira, 28/02/2023 18:33
Fonte: Estadão Conteúdo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a soltura de 15 moradores de Mato Grosso, entre eles o advogado de Juína Antonio Valdenir Caliare, presos por suposta participação nos chamados atos antidemocráticos, de 8 de janeiro deste ano. Eles fazem parte de um grupo de 102 pessoas liberadas pelo ministro, que deverão seguir uma série de medidas, como o uso de tornozeleira eletrônica.
 
Entre os soltos está a ex-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT), Jacira Maria da Costa Silva. A exemplo de todos os soltos por Moraes, ela deverá se apresentar em até 24 horas à Justiça de Mato Grosso, que ficará responsável por verificar o cumprimento das medidas impostas.
 
As medidas cautelares alternativas à prisão impostas aos investigados libertos incluem a proibição de deixar o local onde moram, assim como o recolhimento domiciliar, durante a noite e aos fins de semana, com o uso de tornozeleira eletrônica. Eles não podem usar as redes sociais nem se comunicar com outros envolvidos nos atos golpistas.
 
Os beneficiados pelas decisões de Alexandre de Moraes também tiveram seus passaportes cancelados e ainda devem entregar os respectivos documentos à Justiça. Além disso, foram suspensos eventuais documentos de porte de arma de fogo e Certificados de Registro de colecionador, atirador ou caçador (CAC).
 
Além de Mato Grosso, foram abarcados pelas decisões de Alexandre investigados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Pará, Alagoas, Pernambuco e Espírito Santo.
 
O processo tramita em segredo de Justiça. Com base nas informações divulgadas anteriormente, a reportagem conseguiu identificar 14 dos 15 soltos.
 
Veja a lista abaixo
 
Drildo Alves de Melo – Nova Olímpia
 
Hélio José Ribeiro – Cuiabá
 
Jacira Maria da Costa Silva – Cuiabá
 
Joelma Souza Cardoso de Souza – Guarantã do Norte
 
Lenice Santana Baleeiro - Alta Floresta
 
M.P.C.  - Sinop
 
Michael Vieira de Freitas - Tangará da Serra
 
Antonio Valdenir Caliare – Juína
 
Calone Natalia Guimarães Malinski – Tangará da Serra
 
Ezequiel Nogueira Gomes – Sinop
 
Daiane Machado de Vargas Rodrigues – Sinop
 
Carlos Rogério Coimbra – Sinop
 
Sidinei Pereira – Tangará da Serra
 
Marcos Roberto Paulo – Sinop
 
Márcia Rosa Vieira – Sinop