A última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista acontece neste fim de semana. Com exceção de Corinthians X Santo André, que foi antecipado para sábado (4) porque não tem muita importância, os demais jogos acontecerão no domingo (5), às 16 horas (de Brasília).
Bragantino, São Paulo, Água Santa, Corinthians, Palmeiras e São Bernardo estão garantidos nas quartas de final. Faltam apenas duas vagas para serem preenchidas. Em relação ao rebaixamento para a Série A2, está tudo em aberto, com cinco times que lutam contra a queda.
Confira abaixo a situação de cada grupo
GRUPO A
1) RB Bragantino - 17 pontos
Já está classificado para as quartas de final porque, em caso de empate na pontuação com o Santos, ficaria na frente no número de vitórias (hoje, são 5 contra 3). O time precisa de um empate com o São Bento, fora de casa, para assegurar o 1º lugar e, consequentemente, ter o mando de campo das quartas de final.
2) Botafogo - 14 pontos
Só depende de si para se classificar, mas para isso precisa vencer o São Paulo, em Ribeirão Preto. Se empatar ou perder, tem que torcer para o Santos ter o mesmo resultado diante do Ituano. Em caso de igualdade na pontuação com o Peixe, o Pantera leva vantagem no número de vitórias (hoje, são 4 contra 3).
3) Santos - 14 pontos
Chega na última rodada não dependendo apenas de si para se classificar para as quartas de final, depois de dois anos fora. Precisa ganhar do Ituano e torcer para o Botafogo não vencer o São Paulo, em casa. Em caso de empate em Itu, só avança se o time de Ribeirão Preto for derrotado.
4) Internacional de Limeira - 10 pontos
Sem chances de classificação, precisa de um simples empate no confronto direto com a Ferroviária, em Araraquara, para escapar do rebaixamento. Se perder, o Ituano não pode ganhar do Santos, em Itu, ou o São Bento tem que ser derrotado pelo Bragantino, em Sorocaba.
GRUPO B
1) São Paulo - 20 pontos
Classificado, tem que ganhar do Botafogo, em Ribeirão Preto, para jogar nas quartas de final no Morumbi. Em caso de empate ou derrota, precisa torcer para o Água Santa ter o mesmo resultado diante do São Bernardo, em São Bernardo do Campo. O Tricolor leva vantagem no saldo de gols (11 a 3).
2) Água Santa - 20 pontos
Classificado pela primeira vez para as quartas de final, precisa vencer o São Bernardo, em São Bernardo do Campo, para terminar em 1º e jogar nas quartas de final em Diadema. Se empatar, tem que torcer para o São Paulo perder para o Botafogo, em Ribeirão Preto.
3) Mirassol - 15 pontos
Apenas cumpre tabela.
4) Guarani - 13 pontos
Apenas cumpre tabela.
GRUPO C
1) Corinthians - 19 pontos
Com o 1º lugar garantido, já sabe que vai atuar nas quartas de final na Neo Química Arena. Resta conhecer seu adversário.
2) São Bento - 10 pontos
Precisa ganhar do Bragantino, em Sorocaba, para se classificar. Em caso de empate ou derrota, tem que torcer para Ituano e Ferroviária não vencerem Santos e Internacional de Limeira, respectivamente, em suas casas.
Também na luta contra o rebaixamento, o Bentão só cai se perder para o Bragantino e Ituano e Ferroviária vencerem seus jogos.
3) Ituano - 9 pontos
Além de vencer o Santos, em Itu, tem que torcer para o São Bento não ganhar do Bragantino, em Sorocaba, para chegar às quartas de final. Se empatar, precisa que o Bentão perca por mais de quatro gols de diferença e a Ferroviária não vença a Internacional de Limeira.
Na luta contra a degola, o Ituano precisa vencer para não depender de outro resultado. Se perder ou empatar, a Ferroviária não pode vencer a Internacional de Limeira.
4) Ferroviária - 8 pontos
Precisa fazer o dever de casa diante da Internacional de Limeira e torcer para São Bento e Ituano não vencerem Bragantino e Santos, respectivamente.
A combinação também livra a Locomotiva do rebaixamento. Existe ainda a possibilidade de escapar com empate, desde que Ituano ou Portuguesa não vençam Santos e Mirassol, respectivamente.
GRUPO D
1) Palmeiras - 27 pontos
Único invicto no Paulistão e já classificado, garante a vantagem de jogar nas quartas de final no Allianz Parque com uma vitória sobre o Guarani, em Campinas. Em caso de empate, tem que torcer para o São Bernardo não vencer o Água Santa, em São Bernardo do Campo. Se perder, o Verdão perde a liderança se o Bernô fizer o dever de casa.
2) São Bernardo - 26 pontos
Classificado, tem que vencer o Água Santa, no 1º de Maio, e torcer para o Palmeiras não ganhar do já eliminado Guarani, em Campinas, para jogar em casa nas quartas de final. Em caso de empate, o Verdão teria que perder para o Bugre.
3) Santo André - 14 pontos
Apenas cumpre tabela.
4) Portuguesa - 7 pontos
É a situação mais delicada na luta contra o rebaixamento. Precisa ganhar do Mirassol, fora de casa, e torcer por tropeços de dois dos seus três adversários: Ferroviária, Ituano e São Bento, que enfrentam Internacional de Limeira, Santos e Bragantino, respectivamente.