Uma briga entre torcidas organizadas do Vasco e do Flamengo deixou ao menos oito pessoas feridas na tarde de domingo (5), no entorno do estádio do Maracanã, zona norte do Rio. Um dos torcedores morreu.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos feridos não resistiu e faleceu nesta manhã. Outros dois pacientes estão internados em estado grave e um terceiro com quadro estável. Três pessoas receberam alta e outra deixou a unidade por vontade própria.
Em imagens que circulam nas redes sociais, grupos de torcedores aparecem ocupando as ruas em direção ao estádio, fazendo ameaças à torcida rival. Vascaínos viajaram em ônibus lotados e ocuparam até o teto.
Nos acessos à estação de metrô de São Cristóvão, flamenguistas desceram em grupo e causaram tumulto. Segundo o Metrô Rio, a estação ficou fechada por dez minutos por causa da confusão.
O confronto entre as duas torcidas começou próximo à Quinta da Boa Vista. Homens com pedaços de madeira, pedras e morteiros se enfrentaram e a Polícia Militar reagiu com bomba de gás lacrimogêneo e bala de borracha.
Em um vídeo, um homem com camisa do Vasco aparece desmaiado no meio da rua, próximo à comunidade da Mangueira. Em outro vídeo, um flamenguista aparece jogado no chão após ser agredido por sete pessoas.
Os feridos foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, dois deles em estado grave.
Após o jogo, outro tumulto começou no entorno do estádio e o policiamento foi reforçado.
Em nota, a PM informou que apreendeu cerca de 50 pedaços de madeira, nove barras de ferro, cinco bombas caseiras, fogos de artifício, soco-inglês e artefato explosivo em diferentes pontos.
O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão) e na 18ª DP (Praça da Bandeira).