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Sem data para retomada das exportações, Fávaro e Lula devem viajar para China este mês

Data: Quinta-feira, 09/03/2023 10:57
Fonte: Jolismar Bruno - Especial para o GD

A retomada das exportações da carne bovina brasileira para a China ainda segue sem data definida, mesmo após confirmação do caso atípico de “vaca louca”, no estado do Pará. O presidente Lula (PT), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Fávaro e representantes da pasta devem viajar para o país asiático ainda neste mês concluir as negociações. A China tem autonomia para decidir se retoma ou não a comprar o produto brasileiro.

“A bola está com o governo chinês. Eles estão analisando todas as informações que repassamos”, disse Carlos Fávaro na manhã desta quarta-feira (08).

Conforme o ministro, o plano é antecipar a viagem juntamente com a equipe técnica do Mapa e deixar tudo preparado com o ministério das relações exteriores a chegada do presidente Lula. O gestor deve ir para a China entre 20 e 22 de março. Já o presidente Lula desembarca no país no dia 28.

“Agora é aguardar a China, se eles ainda querem mais informações complementares. Se for necessário, quero fazer presencialmente com total transparência. Assim que se cria credibilidade, respeito e a oportunidade de ampliação dos negócios”, disse. 

Auto embargo

As exportações da carne bovina para a China estão suspensas desde o dia 23 de fevereiro por decisão do Mapa, cumprindo com o acordo de transparência firmado entre os países em caso de registro da doença “vaca louca”.

O caso registrado no Pará foi confirmado como atípico após análise em laboratório no Canadá. As negociações com o país seguem em andamento. A China tem autonomia de decidir voltar a comprar ou não a carne bovina brasileira. 

Além da China, outros 4 países, sendo eles: Rússia, Irã, Jordânia e Tailândia também suspenderam a compra da carne brasileira. O motivo em conformidade entre os países é o caso atípico de “vaca louca”. Até o momento, não há informações sobre as negociações para a retomada do envio do produto brasileiro para Rússia, Irã, Jordânia e Tailândia.