A saúde do presidente da Rússia, Vladimir Putin, é constantemente questionada pela mídia Ocidental. Parte da imprensa acredita que o mandatário do Kremlin sofre com problemas de saúde, que sempre foram negados pelo governo de Moscou.
O questionamento, desta vez, coube a um ex-colega dos tempos da KGB, que acredita que o líder russo esteja utilizando um dublê em eventos públicos. O ex-espião Sergei Zhirnov notou uma estrutura física diferente e comportamentos estranhos para o mandatário.
“[O dublê] tem uma forma totalmente diferente de órbitas oculares, uma cabeça totalmente diferente, rugas absolutamente diferentes — uma voz diferente”, explicou Zhirnov em entrevista a uma emissora ucraniana, de acordo com o portal britânico Daily Star.
O ex-espião usou como comparação um discurso de Putin feito do gabinete presidencial em 21 de fevereiro e um evento público no dia seguinte, no qual o mandatário supostamente esteve presente.
“[Este é] um Putin totalmente diferente, com um rosto mais largo, como se tivesse inchado em 24 horas”, explica o antigo agente da KGB.
Zhirnov ainda ressalta que o suposto dublê é muito mais carismático com o público do que o próprio presidente: “Ele estava quase beijando e abraçando todo mundo”, conta o ex-espião, exilado na França.
O grupo do Telegram General SVR, conhecido por conspirar sobre possíveis mentiras russas, também levantou a hipótese de Putin ter um sósia usado em eventos públicos.
“Os atributos de um maestro não foram [anteriormente] observados em Vladimir Putin, mas ontem seu dublê acenou tanto com os braços”, especulou-se no General SVR, onde também foi destacado um erro do suposto presidente sobre a quantidade de habitantes na região dos Urais.
Segundo o Daily Star, outros líderes da história da Rússia, como Josef Stalin, utilizavam dublês em aparições públicas.
Putin assinou um decreto em que concedia a 'Ordem da Amizade' ao ator, reconhecendo 'sua grande contribuição para o desenvolvimento da cooperação cultural e humanitária internacional', de acordo com o documento publicado no site jurídico oficial do governo russo.
Especialista em aikido, Steven Seagal, de 70 anos, estrelou filmes de ação americanos durante os anos 1980 e 1990.
Em 2016, recebeu um passaporte russo diretamente de Putin, embora tenha mantido a cidadania americana. Desde então, ele mora na Rússia e chegou a se filiar a um partido nacionalista em 2021.
Seagal viajou em agosto de 2022 para o leste da Ucrânia, onde se encontrou com Denis Pushilin, líder dos separatistas pró-Rússia na cidade de Donetsk, e lhe expressou seu apoio.
Em outubro, no 70º aniversário de Vladimir Putin, Steven Seagal gravou um vídeo de apoio ao presidente russo, no qual o classificou como 'um dos maiores líderes do mundo'.
'Eu realmente espero e rezo para que ele receba o apoio, o amor e o respeito de que precisa', acrescentou Seagal. 'Que todas as atribulações atuais terminem em breve, e vivamos em um mundo pacífico', prosseguiu o ator.