Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Lesa Pátria: PF prende militar que ensinava táticas de guerrilha a suspeitos dos ataques extremistas

Major da reserva da Polícia Militar, o suspeito mora no Distrito Federal e também administrava recursos para os ataques

Data: Quinta-feira, 23/03/2023 15:43
Fonte: Do R7

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (23) um homem suspeito de incitar os atos extremistas do dia 8 de janeiro e ser um dos administradores dos recursos que financiavam as ações. O homem mora no Riacho Fundo, no Distrito Federal, e, segundo a polícia, teria ensinado táticas de guerrilha aos participantes do acampamento no QG do Exército, em Brasília. O R7 apurou que o homem é major da reserva da Polícia Militar do DF.  

A prisão ocorreu durante a nona fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar e prender pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os ataques às sedes dos Poderes, em Brasília. 

Acima da cadeira queimada, está o quadro  “Os Bandeirantes de Ontem e de Hoje”, do artista Masanori Uragami. A obra, feita em 1971, é um mural de 8,75m².

Os presos até agora podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Segundo a Polícia Federal, as investigações continuam e a Operação Lesa Pátria é permanente, para prender novos envolvidos nos ataques.