A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ambulatório de Atenção Especializado em Hanseníase (AAER) também especializado no combate à tuberculose e leishmaniose em Juara promoveu nessa sexta-feira, dia 24 de março, um "pit stop" em um dos semáforos localizados na Avenida Rio Arinos onde foram entregues panfletos orientativos sobre o combate à tuberculose. A data 24 de março representa o Dia Mundial de Combate à Doença e foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde.
Estiveram entregando os panfletos as agentes de saúde, enfermeiros e representantes da Secretaria Municipal de Saúde. No folder, estavam descritas diversas explicações sobre o que é a tuberculose e respostas para outras perguntas como: como a doença é transmitida; principais sintomas da tuberculose pulmonar, como a doença é confirmada; como é feito e quanto tempo dura o tratamento; e como prevenir.
No verso do mesmo panfleto, tenha informações também sobre a hanseníase e como buscar um diagnóstico precoce. Também foram respondidas o que é a doença, como é feita a transmissão, o tratamento e como se apresentam os sinais e sintomas. A enfermeira Márcia Tecco Jorge orientou que se caso alguma pessoa perceber o sintoma de qualquer uma das doenças, é preciso buscar urgentemente a unidade de saúde mais próxima.
Situação da Tuberculose em Juara
Durante a entrevista para o Grupo Amplitude de Comunicação, a enfermeira Márcia Tecco Jorge, revelou que no ano de 2022 Juara teve 11 casos confirmados e tratados no município no decorrer do ano. Nem todos receberam alta e ainda em 2023 continuam recebendo o tratamento contra a tuberculose.
A enfermeira ressaltou que as campanhas continuarão para chamar a atenção de toda a população de Juara para se prevenir da tuberculose e outras doenças.