O presidente da China, Xi Jinping, enviou mensagem ao chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desejando melhoras da broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. O petista cancelou a viagem que faria ao país asiático neste final de semana em função da doença e está de repouso no Palácio da Alvorada, em Brasília.
"No dia 26, o Presidente Xi Jinping enviou mensagem ao presidente Lula, que adiou visita à China em razão da influenza e pneumonia, para lhe manifestar solidariedade cordial, desejar melhoras e dar boas-vindas a uma visita o mais cedo possível e em data oportuna para ambos lados", diz mensagem divulgada pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.
Inicialmente, o embarque estava previsto para sexta-feira (24). Após ter sido avaliado por uma equipe médica, o Palácio do Planalto remarcou a viagem para domingo (26). No entanto, quando ele passou por uma nova consulta, o grupo que cuida da saúde do presidente reforçou a necessidade de repouso.
Conforme mostrou o blog de Christina Lemos, interlocutores do Planalto disseram que Lula considera a viagem à China uma das mais importantes do ano e havia insistido em manter a missão. Essa seria a primeira vez de Lula ao país asiático desde que reassumiu a Presidência da República.
Lula viajaria acompanhado de 240 empresários de vários setores, com o objetivo de discutir as relações comerciais, com foco nos setores industrial, de agronegócio, transição energética e segurança alimentar. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) também fariam parte da comitiva. O único presente, porém, é Carlos Fávaro (Agricultura).